As cólicas nos bebês são comuns, mas são muito desconfortáveis para os pequenos e para os pais. Afinal, com as dores abdominais, os choros constantes e os contorcionismos de braços e pernas deixam os pais preocupados. Algumas causas principais que podem tornar as cólicas mais frequentes são: consumo de alimentos que geram muitos gases, intolerância a algum tipo de alimento e intolerância a algum tipo de componente da comida.
É possível utilizar alguns métodos simples que ajudam a diminuir as cólicas no seu pequeno. Para ajudar você, separamos algumas dessas técnicas para aliviar as cólicas nos bebês. Acompanhe!
Massagem para aliviar as cólicas nos bebês
As massagens são muito indicadas para reduzir as cólicas nos bebês, mas precisam ser feitas da forma correta. Então, faça movimentos circulares no sentido horário (sentido dos ponteiros do relógio) e bem ao redor do umbigo. Lembre-se de não colocar muita pressão para não machucar o pequeno. Você pode utilizar um óleo ou um creme infantil para ajudar
Bolsa de água quente
Um bom método para aliviar as cólicas nos bebês é aquecer o abdômen com uma bolsa de água quente. Muita atenção para não gerar queimaduras, ou seja, nada de bolsa com a água super quente, o mais indicado é que seja morna. Teste antes em você e só coloque se tiver certeza. Caso tenha dúvidas, é melhor evitar esse método para não machucar o bebê.
Comprimir a barriguinha do bebê
É preciso deitar o pequeno de barriga para cima e empurrar suas perninhas em direção ao abdômen. O objetivo é comprimir a barriguinha do pequeno. Esse é um dos métodos mais utilizados pelos pais para reduzir o desconforto das cólicas nos bebês. Vale a pena testar.
Banho quentinho para aliviar as cólicas nos bebês
Com o mesmo cuidado com a bolsa de água quente, você pode dar um banho quentinho no seu pequeno. A água morna ajuda a relaxar a musculatura. Com isso, vai aliviar as cólicas e ainda permite que o pequeno durma com mais tranquilidade em seguida.
Faça movimentos de bicicleta com as perninhas
Levante e desça as perninhas do bebê como se ele estivesse pedalando (devagar para não machucar). Essa é uma forma de comprimir a barriguinha do pequeno para diminuir o desconforto. Esse método segue a mesma estratégia de comprimir até o abdômen que foi explicado mais acima. Geralmente métodos que funcionam bastante.
Colocar a barriguinha em contato com o corpo dos pais para aliviar as cólicas nos bebês
Essa pode ser uma ótima opção se você não quiser arriscar com a bolsa de água quente. Afinal, se você esquentar mais do que necessário pode queimar a pele do bebê. Mas, uma ótima opção é colocar a barriguinha do bebê em contato com a pele da mãe ou do pai. O calor do corpo vai ajudar a aliviar a cólica. E não esqueça do carinho.
Coloque o bebê para arrotar depois que mamar
Arrotar é uma excelente opção para aliviar as cólicas nos bebês, já que é possível eliminar os gases. Como nem toda criança arrota com facilidade, é interessante mantê-la com a cabeça levemente elevada e ela precisa ficar de barriga para cima depois que mamar. Mas você também pode ficar com o bebê no seu colo com a barriguinha encostada no seu corpo.
O carinho é importante para as cólicas nos bebês
O lado emocional é muito importante quando falamos sobre cólicas nos bebês. Então, pegar no colo, cantar uma cantiga e fazer carinhos são fundamentais para aliviar as dores. Além disso, não esqueça do contato físico, isso é muito importante. Sem contar que vai estreitar ainda mais os laços com o seu pequeno.
Causas possíveis das cólicas nos bebês
Com um aparelho digestivo imaturo faz com que os bebês sintam muita cólica, principalmente nos seis primeiros meses de vida. Porém, outros motivos ajudam a gerar as cólicas nos bebês. Conheça algumas causas possíveis:
- Alergia ao leite da vaca – Muitas crianças têm alergia à proteína do leite da vaca e, geralmente, causam cólicas nos bebês. Além disso, pode causar muita coceira, lesões na pele, vômito e diarréia. Se você estiver desconfiada é melhor informar ao pediatra, já que esse tipo de alergia pode ser descoberta no primeiro ano de vida da criança.
- Alimentação da mãe – É preciso tomar muito cuidado com os alimentos que ingere enquanto amamenta, já que muitos são capazes de gerar cólicas nos pequenos. Chocolate, feijão, pepino, lentilha, ervilha, brócolis, couve de bruxelas, entre outros alimentos são conhecidos por causar cólicas. É importante conversar com o pediatra para saber quais alimentos evitar durante a amamentação.
- Ingestão de ar – Quando o bebê não consegue pegar direito na mama, na mamadeira ou chora muito aumenta a ingestão de ar. Ele não consegue coordenar direito a respiração e a capacidade de engolir. Isso faz com que ele sinta cólicas. A Mamadeira Anti-Cólica Philips Avent é um produto que tem eficácia comprovada na redução de cólicas pela ingestão de ar.
Você pode experimentar esses métodos para saber se diminui o desconforto no seu pequeno. Mas, em caso de dúvidas, é sempre indicado procurar um pediatra para saber o motivo das cólicas e auxiliar no tratamento.
Aproveite também e leia o nosso artigo sobre a Tommee Tippee: mamadeiras e copos de transição.
Deixe uma resposta