Mesmo sendo um tema polêmico, já que conhecemos os malefícios da chupeta, não podemos esquecer que cientistas também defendem o uso e citam benefícios da chupeta. Ele é um objeto muito comum quando os pais começam a preparar todo o enxoval. Afinal, a chupeta tem como característica acalmar as crianças, mesmo que algumas pessoas considerem a chupeta algo prejudicial no desenvolvimento oral e até mesmo na amamentação.
Especialistas já adiantam que usar ou não é uma decisão exclusivamente dos pais. E se você tem dúvidas, separamos alguns benefícios da chupeta para que decida se vale a pena ou não investir para o seu pequeno.
Sucção não nutritiva
Quando um bebê realiza o ato de sugar, é normal que ele se sinta mais tranquilo e seguro. A sucção não nutritiva é o hábito de chupar chupeta ou dedo. Ou seja, o bebê não recebe nenhum tipo de nutriente como acontece quando ele mama.
A sucção dos bebês é um fator fisiológico, ele tem necessidade desses nutrientes. Mas como não é possível amamentar a todo momento, conseguir suprir pelo menos uma parte dessa necessidade de alguma outra forma já é acolhê-lo. Por isso, muitos pais optam pela chupeta. Afinal, o bebê mantém a sucção, mas não será nutritiva.
Um dos benefícios da chupeta é acalmar o bebê
A sucção não nutritiva é uma das formas de acalmar o bebê naqueles momentos mais estressantes. Nenhuma mãe consegue amamentar 24 horas por dia, então, recorrem a um dos benefícios da chupeta que é justamente tranquilizar e gerar mais conforto para os dois.
Agora, os especialistas alertam para que não se utilize a chupeta como desculpa para todas as crises do bebê. É preciso ter atenção e certeza que a chupeta é a melhor solução para aquela situação.
Satisfazer a necessidade de sucção do bebê
Como falado acima, todo bebê tem a necessidade de sucção. E isso pode acontecer através da amamentação ou através da sucção não nutritiva. Um dos benefícios da chupeta é justamente suprir essa necessidade de sucção. Então, quando não for a amamentação, pode ser a chupeta para acolher essa necessidade fisiológica. Você pode testar a Chupeta Unitária Breast Like Closer to Nature de 0 – 6 meses da Tommee Tippee.
Evitar que os bebês chupem dedo é um dos benefícios da chupeta
Chupar dedo é um hábito comum em muitas crianças, mas muitos pais não gostam desse costume. Então, eles preferem que a necessidade de sucção seja preenchida através da chupeta do que utilizando o polegar.
É comum que as crianças tenham os dois hábitos de sucção não nutritiva, então, os pais precisam decidir qual desses dois costumes será mais fácil de retirar em breve. Afinal, nenhuma criança chupará dedo ou chupeta por muito tempo.
Alivia a dor
Quando a amamentação já é bem estabelecida, é possível aproveitar um dos benefícios da chupeta que é para o alívio da dor. O movimento do sugar faz com que o bebê se acalme e tenha mais prazer. Então, pode ser uma boa estratégia caso nada mais esteja funcionando. A cólica, que geralmente atinge em cheio os bebês, podem ser acalmadas através dessa sucção não nutritiva. A Chupeta MAM Perfect Peixinhos é indicada para bebês de 0 a 6 meses, ou seja, uma boa opção para os pequenos que já têm o hábito da amamentação.
Confortar o bebê é um dos benefícios da chupeta
Todos os bebês passam por momentos estressantes, que acabam gerando irritação e até choro intenso. Isso pode acontecer em momentos de exames de sangue, de qualquer procedimento hospitalar ou, até mesmo, em ambientes com muitas pessoas, principalmente se ele não estiver acostumado. Caso não possa amamentar o bebê, você pode aproveitar os benefícios da chupeta e deixá-lo mais confortável naquele momento.
Preço acessível
Não é possível trazer os benefícios da chupeta sem falar no preço acessível. Para muitas mamães que não tem muito tempo para amamentar seus filhos, principalmente devido ao trabalho, a chupeta pode sim ser uma boa opção para deixá-lo mais calmo. Então, o preço acessível permite que os pais escolham com mais tranquilidade o melhor formato e o melhor modelo para o seu bebê. A Chupeta Unitária Newborn Tommee Tippee de 0 a 2 meses é um excelente exemplo.
Como citado anteriormente, falar sobre chupeta é sempre pensar em seus malefícios, que de fato existem. Porém, é cada vez mais comum encontrar seus benefícios também. Ou seja, é quase que usar uma balança para saber se vale a pena ou não usar chupeta. É importante lembrar que cada caso é um caso, e que você precisa avaliar a situação do seu bebê.
Citamos acima os benefícios da chupeta e como ela pode ajudar os pais e os seus pequenos. Os pais decidem sobre o uso, mas podem pedir ajuda ao pediatra para tirar todas as dúvidas.
Deixe uma resposta